Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Marcelo Rebelo de Sousa

MENSAGENS Clique aqui para ouvir

Presidente da República lamenta falecimento em serviço de militar da GNR

Foi com profunda consternação que o Presidente da República tomou conhecimento, ao fim desta tarde, da morte em serviço do militar da GNR, o Cabo Jorge Gomes, e do ferimento de um outro militar que o acompanhava no local numa operação de sinalização de um primeiro acidente.

17.11.2019
ler mais
Presidente da República felicita Seleção Nacional de Futebol

Muitos parabéns! Lá estaremos daqui a sete meses a defender o título de Campeão Europeu.

17.11.2019
ler mais
Presidente da República lamenta a morte de Teresa Tarouca

Apresento as minhas condolências à famíla da fadista Teresa Tarouca.

Nascida num meio musical, influenciada por Amália Rodrigues e Maria Teresa de Noronha, Teresa Tarouca começou a cantar ainda criança, e aos vinte e dois anos já tinha gravado um disco e vencido um Prémio Bordalo da Casa da Imprensa.

11.11.2019
ler mais
Presidente da República felicita Álvaro Siza Vieira

Felicito o arquiteto Álvaro Siza Vieira pelo Prémio Nacional de Arquitetura 2019 de Espanha, atribuído pela primeira vez a um arquiteto português, por diversas obras empreendidas em várias cidades espanholas.

07.11.2019
ler mais
Presidente da República saúda Dia do Cuidador Informal

Hoje, Dia do Cuidador Informal, importa saudar o muito que se fez, sem esquecer a importância da efetiva aplicação do seu Estatuto.

05.11.2019
ler mais
Presidente da República felicitou Presidente Nyusi

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicitou pessoalmente o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, pelo seu novo mandato, sublinhando a importância das relações entre os dois países irmãos.

29.10.2019
ler mais
Presidente da República lamenta a morte de José Bento

Manifesto o meu pesar pelo falecimento do poeta e tradutor José Bento. Próximo de outros autores da sua geração, nomeadamente numa abertura a temas especulativos ou metafísicos, e ligado a relevantes revistas literárias das décadas de 1950 e 60 (“O Tempo e o Modo”, “Árvore”, “Cassiopeia”, “Cadernos do Meia-Dia”, “Eros”, “Sísifo”), ficou conhecido como o grande tradutor português da poesia espanhola.

28.10.2019
ler mais
UNESCO endossa Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Presidente da República congratula-se com o endosso, por unanimidade, pela comissão da UNESCO do 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, o que testemunha o reconhecimento do papel da nossa língua para o património da Humanidade, como língua de diálogo e de cooperação entre povos e culturas.

17.10.2019
ler mais
Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Os anos passam e por ocasião de efemérides, como a que hoje assinalamos, somos confrontados com problemas que persistem e para os quais temos de olhar com maior ambição. O combate à pobreza e a correção das desigualdades sociais são duas prioridades que exigem determinação e responsabilidade coletiva.

17.10.2019
ler mais
Presidente da República lamenta a morte do pintor Manuel Amado

Envio as minhas condolências à família do pintor Manuel Amado, que nos deixou, aos oitenta anos, depois de cinco décadas de uma carreira notável, até pela sua singularidade.

15.10.2019
ler mais

© 2016-2019 Presidência da República Portuguesa